segunda-feira, 29 de abril de 2013

4.ª sessão - Fotografia - "Afghanistan"


Afghanistan, de David Goldman


Nesta sessão do Clube de Leitura, irei comentar a fotografia intitulada “Afghanistan” premiada, em 2012, pelo World Press Photo, na categoria Arts and Entertainment, e que é da autoria de David Goldman, natural de USA.
O que mais me chamou a atenção, nesta fotografia, foi o contraste entre o verde da vegetação que envolve o espaço onde está um jovem soldado e aridez deste mesmo espaço e, acima de tudo, o facto de o militar estar a tocar bateria. Este soldado, a figura de destaque na imagem, está afastado da comunidade, isolado numa espécie de trincheira ao ar livre delimitada por enormes sacos cheios de areia que o protegem do exterior. É, sem dúvida, um cenário de guerra, em Kandahar, no Afeganistão.
Ao ver esta fotografia senti que qualquer um pode realizar os seus sonhos, seja qual for o ambiente em que está envolto. Conseguimos perceber a importância da música para este homem, seria o seu maior passatempo, a forma de se esquecer da dura e cruel realidade que vivia, a forma de se refugiar e de se encontrar consigo mesmo longe dos conflitos armados ou, então, um sonho adiado. Isto marcou-me, pois, mesmo vivendo num ambiente adverso, não desistiu dos seus sonhos e passou mesmo além de várias “fronteiras”.


Rita Costa - 9.ºA, nº2
          
                                                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário