terça-feira, 30 de abril de 2013

4.ª sessão - Fotografia - "At the Dandora Dump"




At the Dandora Dump, Micah Albert (2013)


      O autor da fotografia intitulada “At The Dandora Dump”, vencedora, em 2013, do 1.º prémio na Contemporary Issues, é Micah Albert, um fotógrafo dos EUA. Foi esta a fotografia que selecionei, de entre as propostas apresentadas, para comentar na 4.ª sessão do Clube de Leitura, dedicada à Fotografia.
      Esta imagem leva-me a pensar na pobreza extrema, na maneira como vivem no outro lado do mundo, aquele que não conhecemos, no caso concreto algures perto de Nairobi, no Quénia. Ao mesmo tempo, é uma imagem cheia de esperança… Uma mulher, no meio de uma lixeira, a ler um livro. Interrompe o seu trabalho, o de extrair do meio do lixo bens alimentares ou outros que possam ser comercializados, descontrai, descansa fazendo aquilo que mais lhe agrada. Vive um momento de paz e de satisfação, sem ninguém a incomodar. Apenas o livro lhe faz companhia e lhe serve de conforto, levando-a a viajar para muito longe do lugar onde está e da realidade que vive.
      Em tons de cinzento e com cores velhas e sujas, tudo parece triste. Porém, neste cenário desolador, e a contrastar com ele, destaca-se a vontade da mulher de querer ver algo de interessante com que se deparou, algo que talvez lhe alimente a esperança de poder viver uma vida diferente. A forma como está compenetrada na leitura do livro que tem em mãos toca-nos, faz-nos pensar na quantidade de livros a que temos acesso, facto que não valorizamos, tal como não valorizamos a sorte de sabermos ler. A mulher fotografada, no meio de toneladas de lixo num aterro imundo sem quaisquer condições para funcionar, pondo em perigo a saúde dos que por lá andam, encontra um livro, apenas um livro, talvez velho e sujo, e fica encantada. Para ela não será lixo, mas um grande tesouro, a oportunidade de poder ver algo que nunca teve, e que, mesmo não sabendo ler, não a impede de se divertir com ele, de sorrir e chorar com ele, de entender o que nunca conseguiu nem teve oportunidade de aprender. Um grande momento, um grande desejo realizado.

Andreia Silva
9º A, nº 3

segunda-feira, 29 de abril de 2013

4.ª sessão - Fotografia - "Afghanistan"


Afghanistan, de David Goldman


Nesta sessão do Clube de Leitura, irei comentar a fotografia intitulada “Afghanistan” premiada, em 2012, pelo World Press Photo, na categoria Arts and Entertainment, e que é da autoria de David Goldman, natural de USA.
O que mais me chamou a atenção, nesta fotografia, foi o contraste entre o verde da vegetação que envolve o espaço onde está um jovem soldado e aridez deste mesmo espaço e, acima de tudo, o facto de o militar estar a tocar bateria. Este soldado, a figura de destaque na imagem, está afastado da comunidade, isolado numa espécie de trincheira ao ar livre delimitada por enormes sacos cheios de areia que o protegem do exterior. É, sem dúvida, um cenário de guerra, em Kandahar, no Afeganistão.
Ao ver esta fotografia senti que qualquer um pode realizar os seus sonhos, seja qual for o ambiente em que está envolto. Conseguimos perceber a importância da música para este homem, seria o seu maior passatempo, a forma de se esquecer da dura e cruel realidade que vivia, a forma de se refugiar e de se encontrar consigo mesmo longe dos conflitos armados ou, então, um sonho adiado. Isto marcou-me, pois, mesmo vivendo num ambiente adverso, não desistiu dos seus sonhos e passou mesmo além de várias “fronteiras”.


Rita Costa - 9.ºA, nº2